Cia de Artes Decálogo JALC


APRESENTAÇÃO


O Programa Decálogo 2013 -2014 intitulado ÂNGELA EM SUAS MÚLTIPLAS VARIÁVEIS é a sistematização do ativismo
e promoção cultural da Cia. Decálogo JALC na região do extremo sul da cidade de São Paulo, ao qual
amplia e determina as ações em prol de uma disseminação da Cultura de Paz através da articulação da diversidade cultural e as múltiplas manifestações artísticas, aos moradores do Jd. Ângela e adjacentes prevendo um impacto sociocultural na vida dos mesmos, garantindo o direito à cultura conforme descrito no art. V da constituição federal, ofertando uma gama de ações ao qual possam usufruir, sem ter que sair de sua região de origem, deixando de ser apenas espectadores de uma arte e sim indo de encontro a novas possibilidades da visibilidade e da auto promoção no protagonismo e participação regional ou como dizemos: SER ANGELA - “Em suas múltiplas variáveis”, com esta introdução, situamos a quem de fato a Cia de ARTES Decálogo JALC que por intermédio de suas fantasias no extremo sul da cidade de São Paulo, está disposto a fomentar com as dez ações multiculturais que foram pensadas e desenvolvidas ao longo destes meros, porem arteiros 12 anos de ativismo cultural.
Atuantes desde a sua fundação (2001) em eventos que dialogasse com a comunidade na pratica cênica em festivais, teatro de rua, performance e intervenções urbanas, teve participação ativas no Fórum Social Sul, em 2005 e 2007 com manifestações artísticas e 2009 como equipe responsável pela coordenação cultural do evento, Romaria das Águas, Abraço da Guarapiranga, Caminhada pela Vida e pela Paz, Seminário Fé e Política, Seminário Tortura e Cidadania, Seminário Jovens Construindo o Futuro, etc. Também houve participação significativa em eventos desenvolvidos pela Paróquia Santos Mártires, nas encenações da Sexta-feira santa (2001-2009 como participantes) e 2010 até os tempos atuais coordenando), como o Festival Talento Jovem, onde foi vencedora da modalidade Teatro em quatro das cinco edições do evento. Outros trabalhos desenvolvidos pela Cia. Decálogo JALC foram realizados em parceria com a secretaria municipal de cultura no Teatro Vocacional onde tivemos a oportunidade de apresentar nosso trabalho em aproximadamente 50% dos anfiteatros dos CEU's (Centro de educação unificado), somando as apresentações feitas no teatro distritais da cidade de São Paulo, nos Festivais  Proclamarte em São José dos Campos, como nos festivais paulistas Semearte, Cristoarte, Bom Jesus de Piraporinha, CIA GAV e Festival Grajaú pela Paz a qual participamos de uma edição apresentando trabalhos cênicos e nos eventos seguintes, formamos a banca de jurados devido a aproximação de ideais voltados à cultura de paz, com o terceiro setor realizamos apresentações no Parque do Ibirapuera, Centro Cultural da Juventude, como também alegramos as crianças de São Paulo com a Troupe dos clowns anônimos no seu quinto ano de existência participando de festas para crianças no Pq. Horto florestal, Ibirapuera, como nos Saraus Balaio de gato, CCA´S Santo Mártires, e Aniversario do Parque Ecológico Guarapiranga, Festa Natal Sem Fome do Jd. Figihara, Evento Primavera de Valores I e II do instituto Vivendo Valores, Clube da Turma do M.Boi Mirim, e com contação de história na EMEF. Mario Marques de Oliveira, nos Abrigos Raio de Sol e Girassol.
Realizamos também na região do Jd. Ângela, encontros de discussão artística com os encontros Quebra o Coco e Rede de Democratização Cultural, ofertamos cursos livres e de capacitação artística nos centro para crianças e adolescentes e serviço de assistência a família, uma mostra de repertório teatral ao qual no ano de 2013 já alcança sua 10ª edição e estamos em processo de maturação para o Festival de Artes, e a Mostra itinerante de teatro e oficinas, somando assim maneiras e formas lúdicas de Incentivar o bem comum, promover as transformações socioculturais e provocar os sonhos a serem realidades futuras, garantindo formação de publico, espaços de cultura e entretenimento, que em sua maioria oferecemos gratuitamente ou a preços populares já que não possuímos patrocinadores para custear nenhuma destas ações e sim apoiadores culturais que disponibilizam espaços físicos para o fazer artístico, encontrados agora numa metodologia voltadas a região do M. Boi Mirim no qual por muito tempo foi destaque nas manchetes de jornais e telejornais pelo número elevado de homicídios que ocorreram e pelo alto índice de jovens com dificuldades em se colocar dentro de uma realidade transformadora.
Contradizendo essa triste realidade é que assumimos este compromisso de entender, promover e garantir o direito a arte, a cultura e a vida de pessoas as margens da desigualdade e da vulnerabilidade social.
Sendo mais que um grupo, uma família!
Lema JALC

  • SOBRE A FANTASIA SOMBRIA
A fantasia sombria gênero adotado por Doni Araújo nas suas concepções estéticas e por ele defendido, vem a ser uma possibilidade de ruptura na fantasia convencional ao qual a temática traz, uma das questões pontuais de nossa sociedade que vive uma desigualdade até mesmo nos gêneros literários herdados dos nossos irmãos Anglo Saxônico e Europeus, que por questões históricas vem fortalecendo sonhos infantis com príncipes, princesas ou reinos encantados, e que por sua vez este dramaturgo contraditório, busca ir além destes contextos e traz em suas histórias, seres confusos, medonhos, de origens místicas e duvidosas, tanto "sagrada como profana" que povoa um mundo não tão encantado, ao qual provoca os artistas e seus possíveis públicos a terem que percorrer entre a fantasia e a realidade de suas próprias concepções, já que as personagens propostas neste ambiente sombrio já estão todos superficialmente intitulados e catalogados pelo imaginário humano, busca valorizar o "Id" da personagem e como ela possa intervir num contexto real. Somando a maior parte das linguagens e mitos culturais do mundo com a proposta de aproximação a sentimentos e situações no que a sociedade prefere deixar em segundo plano.


                       

Cada Flecha que temos, não nos pertence, estão conosco para que as lance, conforme o caminho a ser seguido; se caminhar por estradas escorregadias, daremos passos lentos e eficazes, se a jornada nos ofertar passagens largas, seremos rápidos e ágeis. Na chuva saciaremos nossa sede com cada gota que o céu deixar cair, reconheceremos ao chegar do inverno os limites físicos e apreciaremos os ventos, o frio e a poesia que trazem consigo, e se o tempo for ruim naquele dia, saberemos que é o momento do descanso e logo que melhore voltaremos a perseguir aquilo que muitos professam ser improvável, e nós, o nosso objetivo de sermos MAIS QUE UM GRUPO, UMA FAMÍLIA, A NAÇÃO!




                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário